segunda-feira, 21 de novembro de 2011

REPRESENTAÇÕES DE EDUCADORES DE ESCOLAS BRASILEIRAS A RESPEITO DE EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS

POSTADO POR
THEREZA CAROLINA G VIEIRA
.....................................................................................................................................

REPRESENTAÇÕES DE EDUCADORES DE ESCOLAS BRASILEIRAS A RESPEITO DE EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS
Alessandra de Morais Shimizu – UNESP
Maria Suzana De Stefano Menin – UNESP
Patrícia Unger Raphael Bataglia – UNESP
Raul Aragão Martins – UNESP
Agência Financiadora: CNPq

1. Introdução

Este trabalho descreve parte de uma pesquisa maior “Projetos bem sucedidos de Educação Moral: em busca de experiências brasileiras”1 que investiga em escolas públicas de Ensino Fundamental (6º a 9º ano) e Ensino Médio, aquelas experiências consideradas pelos participantes como bem sucedidas. Os dados foram coletados a partir de um questionário on line, ou na forma escrita, aplicado junto a professores, coordenadores pedagógicos ou diretores de escolas públicas em diversos estados brasileiros. No presente trabalho, apresentamos e analisamos as representações que emergiram no questionário a partir de duas questões iniciais que indagavam se a escola deve, ou não, realizar Educação Moral ou em Valores, porque fazê-lo e como.

Sabemos que, no cotidiano escolar, a Educação Moral pode ocorrer de diversas maneiras, de forma explícita e planejada ou implícita e casuística. Temos consciência, também, que na literatura da área são oferecidas diferentes definições para os termos “moral” e “Educação Moral”. Neste estudo, no entanto, adotamos como ponto de partida, uma definição ampla de Educação Moral: aquela que tem por finalidade a transmissão, e/ou construção e prática, de princípios, valores, normas e regras que orientem as pessoas, no caso, escolares, a viverem o mais harmonicamente possível com os demais e dentro do que se considera, na cultura, como bom, correto, justo. Esclarecemos, ainda, que tomamos, neste texto, os termos “Educação Moral” e “Educação em Valores” como sinônimos, pois, mesmo que muitos valores não sejam morais (La Taille, 2009), constatamos que, normalmente, quando educadores se referem ao âmbito da Educação em Valores, estão implícitas escolhas e finalidades morais.

Partindo dessa visão mais genérica de Educação Moral, vemos que no Brasil, ao longo de nossa história, as relações entre escola e esta forma de educação se manifestaram de diferentes maneiras. Até bem pouco tempo, quando falávamos em Educação Moral, logo nos lembrávamos de “Educação Moral e Cívica”, disciplina obrigatória dos tempos de ditadura militar, entre os anos 60 e 80. Esta educação se fazia nas escolas por meio de disciplina, professores e manuais específicos, e tinha como finalidade a formação do cidadão obediente às normas e às autoridades, além do controle da ordem social e da adequação às leis.
Com a abertura democrática no final dos anos 80, os programas de Educação Moral e Cívica foram abolidos e, por alguns anos, vivemos nas escolas um vazio nessa área. A Educação Moral passou a ser assunto apenas de escolas confessionais, ou de certos professores que buscavam, ou em critérios pessoais, ou na religião, os motivos, os conteúdos e os meios de fazê- la.
A finalidade de uma Educação Moral religiosa geralmente é o ensinamento de valores que orientam a convivência das pessoas, mas que se baseiam na fé, na busca de salvação eterna, ou do perdão aos pecados (CORTINA, 2003). Até nos dias de hoje, pais que consideram importante que a escola dê uma Educação Moral tendem a colocar seus filhos em escolas religiosas, confundindo moral e religião.
No final dos anos 90, por iniciativa governamental, foram elaborados os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação (PCN, 1998) e neles aparece novamente a Educação Moral, agora mais voltada à Ética como um tema transversal de ensino. Nessa proposta, inspirada em autores da Psicologia do Desenvolvimento, como Piaget (1932/1977), há ênfase na construção e nas vivências de valores como respeito mútuo, solidariedade, diálogo e justiça em vários espaços escolares, e não como uma disciplina específica. Busca-se, uma educação mais democrática, laica, que conte com a participação de vários membros da escola e que construa valores nos alunos de modo mais participativo, consciente, autônomo. No entanto, o ensino da Ética como um tema transversal dos PCNs, foi pouco assimilado pelas escolas brasileiras, públicas ou confessionais e a Educação Moral continuou, ou não, se fazendo de maneira expressa e planejada ou acontecendo ao sabor de preferências pessoais de professores.

Mais recentemente, por volta do início dos anos 2000, graças a um incentivo crescente do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e de certas Secretarias Estaduais e Municipais, e em consonância com demandas mundiais e da globalização, propõe-se às escolas a inclusão da Educação em Direitos Humanos, na qual os princípios e os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU, 1948) são focos de conhecimento, de vivências e de possíveis incorporações pelos alunos. Acredita-se que a Declaração – por expressar um código reconhecido mundialmente com valores universalizáveis – é a explicitação de princípios e valores éticos que temos até agora e que conhecê-la, compreendê-la, pô-la em prática é a melhor forma de educar moralmente. Surgem, então, projetos de Educação Moral nas escolas brasileiras, voltados para a aprendizagem e o exercício do respeito a diversos direitos humanos.

Nesse transcorrer histórico da Educação Moral no Brasil observamos que essa forma de educação passou a ser vista de diferentes maneiras, possibilitando o surgimento de diversas representações sobre o tema. E é nessa direção que se insere o objetivo da presente pesquisa. Trata-se de descrever as representações que professores, coordenadores e diretores das escolas públicas têm sobre a necessidade, ou não, dessa educação, o que entendem que ela seja, ou deva ser, e como pensam que deva ser realizada.
Ressaltamos, ainda, que o objeto desta investigação – as representações de professores e gestores escolares sobre Educação Moral (ou em Valores) – será enfocado dentro do referencial da Teoria das Representações Sociais, criada por Moscovici (1978), e desenvolvida por diversos autores, como Jodelet (1986), Abric (1994) e outros. Fizemos esta opção, pois temos como hipótese que a maioria dos projetos, experiências, ou programas que envolvem Educação Moral nas escolas, se baseiam mais em certas formas de conhecimento do senso comum que no domínio de saberes técnicos e/ou científicos discutidos por especialistas. Entendemos como representações sociais formas de conhecimento prático que se constroem coletivamente, na comunicação informal e nas práticas sociais sobre certos objetos e que levam as marcas dos grupos e da cultura onde se originam. Surgem, normalmente, a partir de certas pressões provocadas pelo meio social a respeito de um objeto novo, que causa estranhamento, e que precisa ser explicado (MOSCOVICI, 1978, 2003; JODELET, 1986). Além disso, as representações orientam ações e podem servir para justificá-las (ABRIC, 1994).

Assim, na época em que vivemos, em que muitos apontam a existência de uma crise de valores (BAUMAN, 1998; JARES, 2005; LA TAILLE, 2009; LA TAILLE; MENIN, 2009), a escola tem sido pressionada para retomar o tema da Educação Moral e, em decorrência, gestores são levados a se posicionar, a explicarem, definirem, e mesmo, planificarem formas de Educação Moral gerando representações sociais.

2.Metodologia
Oquestionário completo da pesquisa maior da qual este trabalho se origina, apresenta 24 questões, sendo algumas objetivas e outras dissertativas, visando à descrição de uma experiência de Educação Moral. A participação das escolas em responder ao questionário foi obtida por meio de várias estratégias, como: contato com as secretarias da educação dos diferentes estados brasileiros, por telefone, ou pessoalmente, envio de email às escolas com convite para participação na pesquisa e distribuição de questionários para professores, coordenadores e diretores em encontros oficiais ou em cursos de formação. Desse modo, foram obtidos, até dezembro de 2009, 772 questionários respondidos. Neste texto, serão abordadas as respostas dos participantes somente às duas primeiras questões do questionário: “Em sua opinião, a escola deve dar Educação Moral ou Educação em Valores aos seus alunos? Por quê?” e “Se você respondeu SIM à questão anterior, diga, em resumo, como essa Educação poderia ser dar?”. A pesquisa em foco teve seu início após receber parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição a ela vinculada.

Os respondentes, todos de escola pública, se constituíram de diretores (35%), coordenadores pedagógicos (28%) e professores (30%) e outros (7%), como supervisores, secretárias escolares e inspetores, tanto de ensino fundamental, como de ensino médio, cujas escolas provieram de diversos estados do Brasil. A representação das escolas por estado não foi homogênea, uma vez que obtivemos 5% de participação da região Norte, 17% do Nordeste, 5% do Centro-Oeste, 15% do Sul e 58% do Sudeste.

Para a análise dos dados, as respostas às questões aqui consideradas foram tratadas pelo software ALCESTE© (Analyse Lexicale par Contexte d’ un Ensemble de Segments de Texte, 2005) que faz a análise quantitativa de dados textuais.

O procedimento de análise do ALCESTE© mostrou-se bastante interessante em outros estudos sobre representações sociais (REFERÊNCIAS OMITIDAS PARA NÃO IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA) para classificar as respostas obtidas em classes que delimitam contextos diversos. Em síntese, o software realiza o seguinte procedimento para cada questão: leitura do texto; elaboração de um dicionário; cálculo das matrizes de dados e classificação das U.C.E. (Unidades de Contexto Elementares), ou seja, as respostas dos sujeitos são divididas em unidades com sentido; descrição das classes de U.C.E. e elaboração de um dendograma da classificação hierárquica descendente das U.C.E., e realização de cálculos complementares.

3. Resultados e Discussão
3.1 A escola e a Educação Moral: porque realizá-la?

Como resultados desta pesquisa, buscamos descrever as principais tendências de respostas dos participantes geradas pelo ALCESTE© e apresentadas em diferentes classes. Procuramos, também, discutir as ancoragens dessas respostas, ou seja, suas origens em vivências e saberes comuns aos grupos pesquisados e que podem provir tanto de senso comum, como de fontes mais “eruditas” de conhecimento, como aquelas da produção científica na área (MOSCOVICI, 2003).

Quando inquiridos se a escola deveria dar Educação Moral aos seus alunos, dos 772 respondentes, apenas 29 (3,75%) disseram que NÃO, enquanto que 743 (96,24%) afirmaram que SIM. Dos que disseram NÃO, 11 deram, de fato, argumentos contrários à Educação Moral na escola, por acreditarem ser esse um papel da família. Segue-se um exemplo desse tipo de resposta:

“Não, acredito que esses valores fazem parte da educação familiar, a escola até poderia trabalhar em conjunto, mas não a obrigação de dar essa formação moral.” (Coordenador atuando nos níveis fundamental e médio).

Os 18 restantes, que disseram NÃO, fizeram-no não para mostrar discordância com a responsabilidade da escola em dar Educação Moral, mas para ressaltar a importância da transversalidade no tratamento do tema, contrapondo-se à idéia desta educação ser ministrada como uma disciplina específica ou mediante a imposição de valores. Vejamos um exemplo dessa posição:

“Porque dentro do dia a dia das aulas ministradas na escola valores e moral podem ser discutidos de forma transversal por todas as disciplinas. Por exemplo, hoje um trabalho de interpretação de texto com discussão do tema Moral e Valores, pode ser desenvolvido por professores de português com as notícias do Senado brasileiro em nossos principais jornais.” (Diretor atuando no Ensino Fundamental).

Assim, revendo a porcentagem de respostas, temos aproximadamente 98% de argumentos a favor da Educação Moral ser tratada como parte da função escolar.

Em relação ao porquê realizar e Educação Moral, o ALCESTE© selecionou 714 Unidades de Contextos Elementares (U.C.E.) representando 82,83% do total. Tais U.C.E. foram divididas em cinco classes, correspondentes a diferentes contextos. Realizamos a leitura de cada classe a partir de suas palavras mais significativas e dos exemplos de respostas característicos de cada classe.

Percebemos que as respostas sobre se a escola deve, ou não, realizar Educação Moral se dividiram primeiramente em dois tipos de justificativas: a Educação Moral na escola é importante em função de uma situação de crise (classes 3 e 5) e a Educação Moral é parte do papel formativo (classes 4, 2, 1).

O papel da Educação Moral associado a uma situação de crise e, portanto emergencial foi apontado em duas classes: a crise familiar (classe 3) e a crise social (classe 5). São aproximadamente 47% do material analisado que estão representados nessas classes, respectivamente:

“Para suprir aquilo que a família deixou de ensinar para as crianças, ou seja, grande maioria de lares não tem feito essa parte.” (Coordenador pedagógico, atuando nos níveis fundamental e médio).

“Porque estamos vivendo uma crise de valores onde o certo não é mais certo e o errado esta sendo aceito como correto.” (Coordenador pedagógico, atuando no ensino fundamental).

Tais respostas evidenciam uma representação, nos participantes, de que não é da “vocação”, ou da “responsabilidade” da escola o trabalho com valores e de que isso só deve ser assumido por esta instituição, em função de uma situação de crise presente, o que já tem sido apontado por autores como Martins e Silva (2009) e Trevisol (2009). Parece haver, nesse ponto de vista, uma cisão entre o que é educação formal e o que é Educação em Valores. Também podemos pensar num saudosismo pelos tempos passados e, em decorrência, um estranhamento a respeito dos valores presentes na atualidade.

O segundo grupo de respostas (classes 2, 1 e 4 ) afirma, em seu conjunto, o papel da escola na Educação Moral. Tal grupo se divide em dois subgrupos: um que considera a escola como um local em que a Educação Moral deve ser planejada pedagogicamente (classe 2):

“A Educação Moral é um conteúdo a ser ministrado como outra disciplina, já que é tão importante quanto. Conteúdos não são somente matéria e sim comportamentos e atitudes”. (Coordenador pedagógico, atuando nos níveis fundamental e médio).

Pode-se observar que nessa classe a Educação Moral é encarada como parte integrante da função escolar; ou seja, a escola é vista como instituição social com o dever específico de formar integralmente os participantes da sociedade.

As respostas do outro subgrupo, por sua vez, associaram-se por buscar a finalidade da educação como aliada à convivência harmônica (classe 1) ou à formação da cidadania (classe 4). São exemplos dessas classes respectivamente:

“Porque a educação em valores possibilita: 1, a convivência harmoniosa entre as pessoas no ambiente escolar e na vida; 2, o respeito a pessoa humana, ao patrimônio e ao ambiente”. (Diretora, atuando nos níveis fundamental e médio).

“Porque é necessário fortalecer e formar valores para se ter um aluno/ cidadão. Para contribuir com a formação do cidadão”. (Professora, atuando no ensino médio).

Sintetizando os dados das cinco classes de respostas aqui descritas, vemos que duas tendências maiores se sobressaem: numa, 53% dos participantes consideram a Educação Moral como parte integrante da “vocação” escolar e colocam como suas finalidades a convivência harmônica e a formação do cidadão, e noutra, 47% mostram a necessidade da escola em assumir essa educação em função da crise atual na formação em valores morais e pela ausência das famílias em supri-la. Como discutiremos posteriormente, essas duas tendências de respostas podem evidenciar uma transformação nas representações sociais sobre Educação Moral recolocando-a dentro da escola, mas diferenciando-a de formas anteriores em que existia como disciplina específica.


3.2 Escola e Educação Moral: como realizá-la?

Aos participantes que apontassem que a escola deveria oferecer uma Educação Moral aos seus alunos, foi perguntado como ela deveria ocorrer. Como resultado da análise das respostas, foram geradas cinco classes diferentes, com aproveitamento de 83,30%. Ou seja, das 994 U.C.E. que compuseram o material textual, 828 foram consideradas na análise realizada pelo ALCESTE©. Apresentamos, no Quadro 2, as classes na ordem em que foram geradas e como as nomeamos.
  
Ao focalizarmos as três primeiras classes geradas pelo programa (classes 5, 3 e 1), observamos a presença daquelas representações que indicam o espaço e os meios que devem ser empregados para que seja desenvolvida a Educação Moral ou em Valores na escola. Em cada uma dessas classes um aspecto diferente é abordado.

Na classe 5, que representa o maior número de U.C.E. do corpus analisado, é marcante a presença de falas que apontam para o lugar, quase que obrigatório, que a Educação Moral deve ocupar na escola; no entanto, aparecem três tipos de representações a respeito. Um primeiro tipo de resposta indica que essa forma de Educação deve ocorrer na escola em umas das disciplinas que já compõem a grade curricular, especialmente, naquelas da área de Ciências Humanas: Filosofia, Sociologia, História, Geografia, Literatura, ou ainda, Religião:

“Poderia se dar, como acredito que já é dada, via disciplinas como história, geografia, filosofia, sociologia e até português/literatura.” (Diretora, atuando no ensino médio).

Um segundo tipo de resposta, ainda da classe 5, indica que deve ser uma disciplina com um conteúdo próprio, sistematizado, existente na grade curricular, especificamente, para esse fim:

“Da mesma forma que as outras disciplinas, isto é, que seja introduzida na grade curricular, na parte diversificada, fora do núcleo comum. Apenas uma aula semanal, já seria interessante.” (Coordenador, atuando no ensino fundamental) .

Alguns participantes defendem, dentro dessa tendência, que sejam retomados aqueles modelos clássicos de Educação Moral em que eram ministradas disciplinas como Educação Moral e Cívica:

“Não tenho uma idéia formada de como poderia se dar, mas poderia voltar a fazer parte do currículo como as disciplinas que estudei no fundamental e médio: OSPB e Educação Moral e Cívica.” (Diretora, atuando no ensino fundamental e médio).

Uma terceira tendência de resposta mostra falas em que a Educação Moral deve comparecer nas escolas não como uma disciplina específica, mas como um tema transversal que perpasse as diferentes disciplinas da grade curricular e que seja trabalhado de forma interdisciplinar, ou, ainda, na forma de projetos:

“Precisa ser dada de forma interdisciplinar e não de forma fragmentada, separada em cursos, disciplinas, pois pode perder o sentido de ser.”
(Professora, atuando no ensino fundamental e médio).

Podemos perceber, também, em vários momentos, que esses três tipos de representações não surgem de forma isolada ou pura, de modo que na fala de um mesmo participante pode aparecer a defesa da Educação Moral ou em Valores como uma disciplina específica, ou fazendo parte de outra disciplina considerada afim que possa assumir essa função, ou ainda, estando presente em todas as disciplinas na forma de temáticas ou em projetos. Outro aspecto importante e que predomina no conjunto desses discursos da classe 5, é que esse tipo de Educação esteja presente nas escolas, sobretudo, na forma de uma disciplina obrigatória ou a cargo daquelas disciplinas específicas que tenham afinidade com esse conteúdo. A noção de transversalidade comparece, mas de maneira frágil e como mais um modo de ensino dentre outros, sem que seus fins sejam compreendidos ou a fundamentem, ou sem que se acredite em sua efetividade:

“Acredito que deveria haver espaço específico no currículo para Educação Moral, uma vez que de forma transversal ou interdisciplinar ela não acontece de forma efetiva. Para tanto, seria necessário instituir tempo e espaço para discussão de questões sobre ética, cidadania e valores em uma disciplina específica. Talvez a Filosofia desse conta dessas questões...” (Coordenadora, atuando no ensino médio).

No que concerne à classe 3, a ênfase do como realizar a Educação Moral está nas estratégias que devem ser empregadas para que ela aconteça na escola, sendo sugeridas as mais diversas atividades: filmes, debates, danças, oficinas, músicas, teatros, bate-papos informais, depoimentos, projetos, palestras, jogos, brincadeiras, passeios, campanhas, gincanas, dentre outras.

“Através de diálogos, textos informativos, fábulas, filmes relacionados ao assunto, palestras, etc.” (Diretor, atuando no ensino fundamental e médio).

Ao mencionarem essas atividades, verifica-se que a maioria dos participantes o faz de modo mais pragmático, não contemplando quem seriam os envolvidos, para quem seriam voltadas, e não definindo um lugar específico para elas, aparecendo como algo extraclasse, ocasional, ou complementar ao cotidiano escolar. Como exceção, há alguns participantes que destacam a importância do envolvimento dos membros da escola e da parceria com a comunidade externa, assim como a necessidade de que essas atividades sejam abordadas e planejadas no Projeto Político Pedagógico da escola:

“Através de ações prioritárias como palestra, debates, expedições culturais. Atividades incluídas no Projeto Pedagógico.” (Diretor, atuando no ensino fundamental e médio).

Através de projetos, palestras e seminários desenvolvidos na escola, abrangendo toda a comunidade interna e externa. (Diretor, atuando no ensino fundamental e médio).

Na classe 1, a Educação Moral é concebida como algo que deve fazer parte da cultura escolar, estando presente no cotidiano da escola em todas as instâncias e situações: na sala de aula, nos métodos de ensino, no recreio, nos conteúdos, nas relações entre os membros da escola e com a comunidade em geral. Para esses participantes, só há possibilidade de se educar moralmente e de formar indivíduos autônomos, críticos e conscientes, se a escola propiciar um ambiente apropriado para esse fim, favorecendo a reflexão, discussões de dilemas e resoluções de conflitos reais. Além disso, valores como a justiça, solidariedade e o respeito ao próximo e ao meio ambiente devem fazer parte, sobretudo, das vivências e realidade escolar:
“Na própria prática e vivência escolar, através de situações de aprendizagens, onde todas as disciplinas se integrem para a educação para a cidadania , buscando soluções coletivas para a resolução dos conflitos, refletindo sobre as melhores soluções para todos.” (Diretora, atuando no ensino fundamental e médio).
Sintetizando as tendências maiores de respostas nessas três classes (classe 5, 3 e 1), percebemos que não há um consenso sobre quais devam ser os meios empregados pela escola e para uma Educação Moral e nem a respeito dos espaços onde ela deve ocorrer. Por um lado, constamos um grupo considerável de respondentes que parece revelar certo saudosismo em relação à disciplina Educação Moral e Cívica da época da ditadura militar. Por outro lado, há participantes que mostram uma diversidade de estratégias para essa forma de educação, mas sem colocá-las dentro de projetos pedagógicos mais amplos. Finalmente, um terceiro grupo que defende a abordagem da Educação Moral de forma transversal, perpassando os diferentes conteúdos e disciplinas escolares, e, dentre eles, outros concebem que esse tipo de Educação só é possível por meio de experiências reais, promotoras de um ambiente cooperativo e participativo.

Posteriormente, retomaremos essas tendências buscando discutir suas possíveis origens em embasamentos, ou ancoragens, em outros saberes, sejam estes de senso comum ou eruditos.

Por fim, ainda sobre essa questão do como educar moralmente, temos as duas últimas e menores classes geradas pelo ALCESTE© – classes 2 e 4 – que se associam entre si por não se dirigirem, prioritariamente, aos espaços e meios pelos quais a Educação Moral deve se dar. A classe 2 representa aquelas falas que se voltam para os fins e os conteúdos com os quais esse tipo de Educação deve se ocupar. Os fins vão desde a formação de cidadãos conscientes, críticos, reflexivos e participativos, até a necessidade de se resgatar os valores concebidos como esquecidos ou perdidos em nossa sociedade, e nesses casos alguns participantes apontam a necessidade de formar parcerias com as famílias. Para que tais fins sejam concretizados, os seguintes conteúdos devem ser contemplados: valores éticos, direitos e deveres, diversidade, responsabilidade, justiça, respeito às leis, civismo, valores espirituais, urbanidade, saúde, higiene, dentre outros:

Precisamos resgatar os valores como: obrigada(o), com licença, por favor, o respeito a Pátria, a família. A família deixou para escola, a escola deixou para a família e hoje esta esse caos. (Diretora, atuando no ensino fundamental).

Na classe 4, ganham destaque os responsáveis pela Educação Moral. Nas falas que compõem essa classe, defende-se que a escola, por meio de seus agentes – professores, funcionários e gestores – deva apresentar bons exemplos aos seus alunos. Para isso, aponta-se para a necessidade de que os professores e toda a equipe escolar tenham uma boa formação, e que estejam em sintonia entre si e com a família. O bom exemplo deve vir não somente da escola, mas, também, dos políticos, das pessoas famosas, da mídia e da família. Indica-se, ainda, o papel essencial das famílias para que sejam firmadas as bases para esse tipo de Educação.

“A educação de valores e moral, primeiramente deveria ser incorporada pelo exemplo dos funcionários e pelos membros da família, porque não resolve ter a teoria e, na prática, as coisas não caminharem pela educação do exemplo: se a criança/adolescente presenciar uma atitude indevida por parte do funcionário/membro da família que pregou na teoria outra coisa, fica difícil obter algum resultado positivo.” (Diretor, atuando no ensino fundamental).

“Ele tem que entender que uma pessoa não tem apenas direitos, mas tem também deveres a cumprir. Importante: falar de moral com alunos quando eles veem pela TV a falta de moral dos nossos políticos fica bastante utópico, o exemplo primeiro deveria vir de cima, mas ocorre justamente o contrário em um país que prega que o esperto é que se dá bem e não é punido.” (Diretor, atuando no ensino fundamental e médio).

As respostas nessas duas classes (2 e 4), parecem evidenciar uma intenção dos professores e gestores em educarem moralmente seus alunos e mostram a crença de que esse tipo de Educação é fundamental para a formação do cidadão “ideal”. Além disso, mostram sentir-se corresponsáveis por essa tarefa. No entanto, as dificuldades sobre como operacionalizar esta educação transparecem em suas falas por meio da pluralidade de finalidades e estratégias para a Educação Moral, na maioria desligadas de um projeto pedagógico maior da escola.

4. Considerações finais

Com base nas análises possibilitadas pelo exame das classes de respostas obtidas no ALCESTE©, podemos concluir que a Educação Moral, ou Educação em Valores, volta a ser colocada como tarefa da escola pública brasileira pela maioria dos participantes desta pesquisa: coordenadores pedagógicos, diretores e professores. No entanto, os motivos para esta retomada e os métodos sobre como fazê-la não se mostram tão homogêneos e nem parecem ancorados nas mesmas fontes.

Vimos que um dos grandes motivos para a inclusão da Educação Moral é a crise percebida na sociedade atual e a suposta ausência da família nessa educação.

A percepção de uma “crise de valores” na sociedade atual também tem sido apontada por estudiosos da pós-modernidade, como Bauman (1998), Jares (2005) e, no Brasil, por La Taille (2009) e La Taille e Menin (2009).

La Taille (2009) caracterizou a sociedade atual como a “cultura do tédio e da vaidade” em que valores antes consagrados estão suspensos, ou em descrédito, e são substituídos por outros relacionados à posse aos bens de consumo, à valorização da aparência, ou da fama, e às formas de relacionamentos sociais e afetivos mais superficiais e momentâneos.

No entanto, La Taille e Menin (2009) nos convidam a pensar que, se por um lado ocorreram enormes transformações sociais que geraram inúmeros novos problemas resultando numa crise de valores e referências, antes claros e conhecidos por todos, por outro, não há como negar conquistas em termos da afirmação de valores como o avanço democrático e a luta pelos direitos humanos. Assim, se os tempos se transformaram e apresentam-se grávidos de possibilidades (CORTELLA, 2006) não se sustenta a ideia de que há uma ausência ou inversão de valores, mas sim uma transformação de valores.

Vale ressaltar aqui, que mesmo que a escola só assuma a Educação Moral, por que, segundo ela, a família não o faz, acreditamos que, como toda instituição disciplinadora em sua raiz, apresenta um currículo oculto que ensina além do saber formal, valores socialmente compartilhados (TORRES, 2005). Desse modo, ela pode ensinar a submissão ou o posicionamento ativo, fortalecer a heteronomia ou possibilitar a construção da autonomia; mas, implicitamente, sempre educará moralmente.

Consideramos, portanto, que se o currículo oculto envolve valores e atitudes, não se deve educar moralmente na escola somente em função de um momento emergencial, mas como parte inerente do processo educativo.

Sobre os procedimentos para realizar a Educação Moral nas escolas, percebemos muito menos consenso do que em relação ao porquê fazê-lo. Não houve consenso nem sobre métodos ou estratégias, nem sobre os locais dessa educação nas escolas. De um lado, constatamos um grupo considerável de participantes que revelou certo saudosismo em relação à época em que esse tipo de educação era dado como uma disciplina curricular específica, em todos os graus e modalidades de ensino do país, cuja obrigatoriedade tem sua origem com a ditadura militar. Esse foi o modelo mais claro e estruturado de Educação Moral que tivemos no país, e o mais heterônomo, como diria Piaget (1932/1977). Nesse caso, as representações se aproximaram daqueles modelos clássicos de Educação Moral, descritos por Puig (1998) e Buxarais (1997), em que há a transmissão unilateral de valores e normas predeterminados e se defende uma Educação mais doutrinária e dogmática.

Por outro lado, deparamo-nos com representações que refletiram outro modelo de Educação Moral, também descrito por Puig (1998) e Buxarais (1997), em que é indicada uma infinidade de estratégias, no entanto, marcadas pela ausência de projetos pedagógicos explícitos. Essas mesmas representações revelam, nas entrelinhas, as dificuldades que permeiam essa empreitada, mostradas pela confusão que os respondentes fazem entre os conteúdos morais e outros tipos de conteúdos; pela desconfiança diante da própria formação moral e da de seus pares, e pelas angústias decorrentes das particularidades da sociedade contemporânea. Esses dados vão ao encontro daqueles descritos por Vinha e Assis (2007), em que as autoras, com base em pesquisas realizadas na área de formação de professores, chegaram às constatações de que: apesar de terem como meta formar pessoas autônomas, os professores não se sentem seguros sobre como podem favorecer esse desenvolvimento; vários deles creem que são impotentes perante as influências da família sobre seus alunos; há uma carência de procedimentos pedagógicos fundamentados em teorias científicas que possam instrumentalizar, de forma adequada, a prática docente, sendo esta, muitas vezes, baseada no senso comum e em crenças e paradigmas antigos; a imaturidade moral do próprio educador é um obstáculo; dentre outras. Com base nesses resultados, as autoras apontam para a necessidade de formações contínuas e sistematizadas de educadores, nas quais suas concepções e experiências possam ser consideradas, refletidas, discutidas, de forma que os conteúdos sejam trabalhados em conjunto e possibilitem uma real transformação.

Ainda voltando às representações sobre o como da Educação Moral, vimos que um pequeno grupo de participantes defendeu a abordagem transversal, na qual essa forma de educação perpassa os diferentes conteúdos e disciplinas escolares. Houve, ainda, aqueles que conceberam esse tipo de Educação como possível somente por meio de experiências reais, promotoras de um ambiente cooperativo e participativo. Essas últimas representações, provavelmente, têm sua ancoragem em propostas oficiais, como os PCNs (BRASIL, 1998) e em programas pelos quais a Educação Moral, dentre outros temas, retorna ao contexto e à História da Educação Brasileira como assunto prioritário. Também podem ter ancoragens em modelos baseados na construção racional e autônoma de valores, inspirados em teóricos, sobretudo, da
Psicologia Moral e que vêm se aproximando das escolas por intermédio de cursos de formação
continuada. Os autores que orientam teoricamente esses cursos (PIAGET, 1930/1996; 1932/1977;
KOHLBERG, 1992; KOLHBERG; POWER; HIGGINS, 1997; PUIG, 1998; BUXARAIS, 1997;
ARAÚJO, 2000; DELVAL, 2007; TOGNETTA; VINHA, 2007 e outros.) indicam o desenvolvimento
de meios e situações que promovam a construção da autonomia e da participação democrática da
comunidade escolar, onde os valores morais devem ser pensados, mas também, continuamente,
vivenciados.

Enfim, encerramos esse texto com a percepção de que a escola pública brasileira se
mostra provocada em responder a uma situação social vista como uma “crise de valores”. Nesse
contexto, é consenso reconhecer a importância da realização de uma Educação Moral. Em que
direções fazê-la e como torná-la possível, tornam-se questões que precisam ser enfocadas por
todos os que trabalham com Educação, de modo sério e urgente.

Referências

ABRIC, J.C. L’organization interne des représentations sociales: système central et système pèriphèrique. In : GUIMELLI, C. Structures et transformations des représentations sociales.
Lausanne: Delachaux et Niestlé, 1994. p. 73-83.

ALCESTE© version 4.8 pour Windows. Toulouse: Image, 2005. 1 CD-Rom.

ARAÚJO, U. F. Escola, democracia e a construção de personalidades morais. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.26, n.2., p. 91-107, 2000.

BAUMAN, Z. O mal estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BUXARRAIS, M. R. La formación del professorado en educación en valores. Propuesta y materiais. Bilbao: Editorial Desclée de Brouwer, 1997.

CORTELLA, M. S. Não Nascemos Prontos!: Provocações Filosóficas. São Paulo: Vozes, 2006.

CORTINA, A. O fazer ético: guia para a educação moral. São Paulo: Moderna, 2003.

DELVAL, J. A escola possível: democracia, participação e autonomia. Campinas: Mercado das Letras, 2007.

JARES, X. Educar para a verdade e para a esperança: em tempos de globalização, guerra preventiva e terrorismo. Porto Alegre: Artmed, 2005.

JODELET, D. La representacion social: fenómenos, concepto y teoria. In Moscovici, S. (Org.). Psicologia social: pensamiento y vida social. Barcelona: Paídos, 1986. p. 469-494. (Vol II)

KOHLBERG, L. Psicologia del desarrollo moral. Bilbao: Editorial Desclée de Brauwer, 1992.

KOLHBERG, L.; POWER, F. C.; HIGGINS, A. La Educación Moral. Segundo Lawrence Kohlberg. Barcelona, España: Editorial Gedisa, 1997.

LA TAILLE, Y. Formação ética. Do tédio ao respeito de si. Porto Alegre: Artmed, 2009.

LA TAILLE,Y.; MENIN, M.S.S. Introdução. In: LA TAILLE,Y.; MENIN, M.S.S. (Org.). Crise de valores ou valores em crise? Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 9-13.

MARTINS, R. A.; SILVA, I. A. Valores morais do ponto de vista de professores de ensino fundamental e médio. In: LA TAILLE,Y.; MENIN, M.S.S. (Org.). Crise de valores ou valores em crise? Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 185-198

MOSCOVICI. S. A representação social da Psicanálise . Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MOSCOVICI, S. Representações sociais. Investigações em Psicologia Social. Petrópolis - RJ: Vozes,
2003.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Resolução 217 A (III), Assembléia Geral das Nações Unidas. 10 de dezembro de 1948.

PIAGET, J. O Julgamento moral na criança. São Paulo: Mestre Jou, 1977. (Originalmente publicado em 1932).

PIAGET, J. Os Procedimentos da Educação Moral. In: MACEDO, L. (Org.). Cinco estudos de Educação Moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996. p.1-36. (originalmente publicado em 1930).

PUIG, J. M. Ética e valores: métodos para um ensino transversal. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.

TOGNETTA, L. R. P.; VINHA, T. P. Quando a escola é democrática: um olhar sobre a prática das regras e assembleias na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2007.

TORRES, J. El curriculum oculto. Madrid: Morata, 2005.

TREVISOL, M. T. C. Tecendo os sentidos atribuídos por professores do ensino fundamental ao médio profissionalizante sobre a construção de valores na escola. In: LA TAILLE,Y.; MENIN, M.S.S. (Org.). Crise de valores ou valores em crise? Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 152- 184.

VINHA, T. P.; ASSIS, O. Z. M. A. A autonomia, as virtudes e o ambiente cooperativo em sala de aula: a construção do professor. In: TOGNETTA, L. R. P. (Org.). Virtudes e Educação: o desafio da modernidade. Campinas: Mercado das Letras, 2007.

.................................................................................................................................................................

IDENTIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS:


1.      Identificar os elementos:

a)      O objeto de estudo: as representações de professores e gestores escolares sobre Educação Moral (ou em Valores); p.3.

b)      O problema de pesquisa: educação moral nas escolas públicas brasileiras;

c)      Os objetivos: Gerais: A pesquisa à qual se refere este trabalho busca investigar experiências brasileiras de Educação Moral ou em Valores em escolas públicas de ensino fundamental e médio, consideradas pelos participantes como bem sucedidas; Específicos: apresentar e analisar as representações que emergiram no questionário aplicado a partir de duas questões iniciais que indagavam se a escola deve, ou não, realizar Educação Moral ou em Valores, porque fazê-lo e como.

d)     O metodologia: Os dados foram coletados por meio de questionário (on line ou escrito), aplicado junto a professores, coordenadores e diretores de escolas de diversos estados brasileiros e, depois, analisados; pesquisa quantitativa e qualitativa.

e)      O referencial teórico: referencial da Teoria das Representações Sociais, criada por Moscovici (1978), e desenvolvida por diversos autores, como Jodelet (1986), Abric (1994) e outros; p.3.

f)       Os resultados: As respostas, cerca de 770, quase todas favoráveis à Educação Moral (98%), após serem examinadas pelo programa ALCESTE (Analyse Lexicale par Contexte d’ un Ensemble de Segments de Texte, software que faz a análise quantitativa de dados textuais), organizaram-se em cinco classes de justificativas: duas apontando a crise de valores e a necessidade da escola supri-la; duas dando finalidades para essa educação, e, uma última classe, argumentando que a Educação Moral deve ser planejada pedagogicamente. Sobre como fazer essa Educação, também surgiram cinco classes: três indicando estratégias ou espaços específicos de Educação Moral e duas apontando suas finalidades, conteúdos e responsáveis. Essas representações são discutidas valendo-se de elementos da cultura e problemas atuais da Educação brasileira.

......................................................................................................................................................... 

2 comentários:

  1. Olá, Thereza!
    Também utilizarei o referencial teórico-metodológico das Representações Sociais em minha pesquisa. Fiquei feliz por encontrá-lo aqui.
    O trabalho escolhido por você demonstra a grande necessidade de se trabalhar os Valores na escola. Por enquanto, penso que a grande responsável por essa formação deve ser a família e que a escola deve ocupar-se, antes, com a (trans)formação dos conhecimentos(conceitos) científicos.Mas, pela pesquisa apresentada, ficou claro que a escola precisa considerar essa atribuição.
    Será que a escola, efetivamente, vai dar conta de tantas atribuições? É possível delegar algumas? A quem?

    Obrigada.
    Um abraço.
    Carla Alessandra

    ResponderExcluir
  2. Olá Carla Alessandra. Obrigada pelo comentário ao artigo postado por mim e, respondendo aos seus questionamentos, sim, acredito que valores como ética, democracia, justiça e cidadania devem ser incorporados no cotidiano da escola. Mesmo concordando com você quando diz que a família é a grande responsável pela formação inicial desses valores no indivíduo porém, é a escola que vai confirmá-los na sua vivência diária com o outro e o todo que é a micro-sociedade vivenciada pela criança, na escola. Conforme as reflexões de Pimenta e Pimenta (2011) quando ressaltam que “[...] Em um período que se reconhece o enfraquecimento da família como formadora de valores, as instituições de educação, de todos os níveis de ensino, tem a obrigação de colaborar nessa formação”. Assim é que, o resgate do ensino da ética e demais valores pela escola se faz necessário. O jovem aprende e quer aprender a respeitar e ser respeitado, a conviver de modo pacífico, a se comunicar, a tratar bem o outro, a ser bem educado, a se comportar como se deve, sabendo diferenciar o certo do errado, o que é bom do que é mau, o que é próprio do que é impróprio, a adotar comportamentos adequados ao meio social ao qual está inserido. E essa aprendizagem não pode e não deve ser relegada apenas, ao plano doméstico, das famílias, pois, muitas vezes, a própria família da qual o jovem descende não traz em si, esses princípios morais e éticos necessários para se conviver em sociedade. Um abraço, Thereza

    ResponderExcluir