terça-feira, 22 de novembro de 2011

CONVERGÊNCIAS ENTRE A EAD E O ENSINO DE PRESENCIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

CONVERGÊNCIAS ENTRE A EAD E
O ENSINO PRESENCIAL NA FORMAÇÃO
DE PROFESSORES
Maria Teresa de Assuncao Freitas
Universidade Federal de Juiz de Fora FACED/PPGE
PARA INTRODUZIR O TEMA
Ao participar desse simposio, defino o titulo de minha
apresentacao a partir do lugar em que me situo. Como pesquisadora e
formadora de professores meu trabalho sempre incidiu sobre o ensino
presencial. Em relação a EAD minha participação esteve restrita
a tres experiencias: a primeira envolvendo a formacao inicial de
professores, a segunda a formacao de gestores e a terceira a vivencia
de um curso de Formacao de professores para docencia online no qual
pesquisadores de doze Programas de Pos-graduacao em Educacao
participaram da construcao de um curso online e nele exercitaram a
docencia e aprendizagem. Foram experiencias diversificadas mas
que me fizeram compreender o potencial da EAD como instancia de
formação de professores e gestores.
No entanto, percebo que nao sou uma especialista em EAD
como meus outros companheiros deste simposio. Assim, decidi
abordar o tema por um outro angulo no qual me sinto mais a vontade
e com experiencia acumulada. Vou aqui refletir e discutir sobre a
formação de professores no ensino presencial procurando nela
encontrar os reflexos da EAD. Nao pretendo fazer comparacoes,
estabelecer semelhancas e diferencas entre essas duas modalidades,
nem mesmo discutir niveis de qualidade ou apostar na maior eficiencia
de uma sobre a outra. Estes são aspectos detectáveis apenas
atraves de pesquisas de longo alcance durante um tempo grande de
acompanhamento. O que pretendo apresentar e o meu olhar sobre a
355
formação de professores no ensino presencial diante das tecnologias
digitais. Olhar este, construido durante 15 anos de pesquisa nos quais
me debrucei sobre as questoes da formacao de professores e suas
relacoes com a leitura e escrita. E uma longa trajetoria que foi me
aproximando dos usos do computador e da internet, do letramento
digital.
Inicialmente as pesquisas do Grupo de Pesquisa Linguagem
Interacao e Conhecimento (LIC), por mim coordenado na Faculdade
de Educacao da UFJF, foram voltadas para a relacao de professoras
de ensino fundamental e medio, em exercicio e aposentadas, com a
leitura-escrita (1995-1997) [1] e depois focalizaram as praticas socioculturais
de leitura e escrita de criancas e adolescentes (1997-1999) [2].
Os achados dessa segunda pesquisa revelaram a existencia, na vida
do grupo pesquisado, de praticas diferenciadas de leitura e escrita em
interacao com diversos instrumentos culturais da contemporaneidade,
destacando-se ai o uso do computador e da internet. Assim, surgiu
para o grupo LIC umnovo e instigante objeto de pesquisa: o letramento
digital de adolescentes que se configurou em uma terceira pesquisa
(1999-2001) [3], na qual procurou-se compreender a leituraescrita
de adolescentes em chats e também em e-mails a partir de listas de
discussao sobre dois seriados televisivos: Friends e Charmed.
Esse momento marcou o início de uma nova direção tomada
pelo grupo em seus estudos. Continuando a ter a linguagem como
centro do trabalho do grupo e a focalizar a escola com seus atores
e sua formacao, nosso interesse voltou-se especificamente para a
questao do letramento digital, dos usos do computador e internet,
tema inesgotavel que gerou diferentes recortes e abordagens nas tres
pesquisas subsequentes. Assim, de 2001 a 2003 foram estudados
sites construídos por adolescentes [4]. Esse mergulho no letramento
digital de adolescentes provocou o movimento de se buscar
compreender como a escola e os professores se situavam em relação
a esta leitura-escrita de seus alunos. Nesse sentido, a pesquisa
desenvolvida de 2003 a 2006 [5], incidiu sobre a formacao inicial e
continuada de professores buscando conhecer o letramento digital de
356
docentes confrontando-o com o letramento digital de seus alunos. A
partir de 2006 [6], ate o momento atual, os esforcos de pesquisa do
Grupo LIC se mantiveram centrados na formacao inicial e continuada
de professores procurando relações entre o letramento digital e a
aprendizagem e suas implicacoes no processo pedagogico.
Apos essa breve introducao, na qual explicito o lugar de
onde falo, vou me deter sobre a questao da formacao de professores
diante das tecnologias digitais, para em seguida abordar as possiveis
convergências encontradas entre o trabalho com a EAD de professores
da Faculdade de Educação da UFJF e sua atuação no ensino
presencial dessa instituição.
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DIANTE DAS TECNOLOGIAS
DIGITAIS
Compreendo, a partir das pesquisas desenvolvidas no
Grupo LIC, que nos processos formativos de professores, tanto
iniciais quanto continuados, ainda se mostram timidos os esforcos
de trabalho relacionados à integração das tecnologias digitais ao
processo pedagogico. Entrando em contato com o relatorio de
pesquisa publicado recentemente: Professores do Brasil: impasses
e desafios (GATTI e BARRETO, 2009) encontrei interessantes dados
que confirmam o que tambem ficou evidenciado em nosso trabalho. A
pesquisa coordenada por Gatti e Barreto (2009), teve como objetivo
oferecer um balanço da situação relativa à formação de professores
para a educacao basica no Brasil. Entre outros aspectos focalizados,
esse trabalho investigativo analisou a estrutura curricular e as
ementas de 165 cursos presenciais de instituicoes de ensino superior
do pais, responsaveis pela formacao inicial de docentes nas areas
de Pedagogia, Letras: Lingua Portuguesa, Matematica e Ciencias
Biologicas. Em relacao ao Curso de Pedagogia, as pesquisadoras,
em uma sintese dos resultados encontrados, indicam, entre outros
aspectos citados, que o curriculo deste curso tem uma caracteristica
fragmentaria apresentando um conjunto disciplinas bastante disperso
357
no qual nao se faz presente de forma concreta a relacao teoria
pratica. As autoras concluem que, nesse sentido: A escola, enquanto
instituicao social e de ensino, e elemento quase ausente nas ementas,
[das disciplinas] o que leva a pensar numa formacao de carater mais
abstrato e pouco integrado ao contexto concreto onde o profissionalprofessor
vai atuar (GATTI e BARRETO, 2009, p.153).
Percebo, observando os dados dessa pesquisa apresentados,
que essa falta de integracao ao contexto concreto tambem se
manifesta na ausência de disciplinas focalizando a temática dos usos
do computador-internet na pratica pedagogica. O que foi apurado e
que a parte curricular que propicia o desenvolvimento de habilidades
profissionais especificas para a atuacao nas escolas e nas salas de aula
se apresentamuito reduzida.As disciplinas optativas, que ocupam 25%
em relacao ao total das disciplinas, se referem a outros saberes alem
dos especificos proprios da area de estudo e apresentam uma grande
variacao tematica. Nesse rol de variedades, ha 3,2% de disciplinas
preocupadas com os desafios postos pela era da informatica, o que
considero como algo ainda muito incipiente. Alem disso, ao focalizarem
as novas tecnologias, a educacao a distancia ou a inclusao digital o
fazem a partir de estudos mais teoricos nao chegando a uma pratica.
Estudase sobre a informática na educação mas não se forma o futuro
professor trabalhando o seu letramento digital ou envolvendo-o em
atividades de efetivo uso do computador-internet como instrumentos
de aprendizagem. Debrucando-me sobre os dados e analises desta
pesquisa, chego a pensar que essa aproximacao com o letramento
digital não deve ser feita necessariamente a partir de uma determinada
disciplina mas através de um trabalho contínuo no interior de todas
as disciplinas nas quais o professor em sua formacao inicial possa
experienciar o letramento digital no proprio processo pedagogico.
Continuando a reflexao sobre a pesquisa desenvolvida por
Gatti e Barreto (2009) busco como as autoras se referem as demais
licenciaturas: Lingua Portuguesa, Matematica e Ciencias Biologicas.
Em uma sintese das analises feitas em relacao a essas Licenciaturas,
as autoras indicam, entre outros achados, que predomina nos curriculos
358
a formacao disciplinar especifica, em detrimento da formacao de
professores para essas areas do conhecimento e que os saberes
relacionados às tecnologias digitais no ensino estão praticamente
ausentes.
Diante desses dados e análises apresentados percebo como
a formação inicial de professores ainda está distante de enfrentar
computador-internet como instrumentos de aprendizagem. As
porcentagens que indicam a presenca de disciplinas sobre tecnologias
nos curriculos dos cursos analisados por si so mostram que este e um
esforco ainda muito pequeno. A analise dessas ementas sao ainda
mais eloquentes para dizerem que o futuro professor nao esta sendo
capacitado para utilizar em sua docencia os recursos do computadorinternet.
Pela nomenclatura das disciplinas e pelo conteudo que
abordam percebe-se que ha uma preocupacao com as tecnologias em
si mas não com o letramento digital do professor em formação.
Um fato interessante e que essa pesquisa tambem se
ocupou em olhar para os estudantes universitarios das carreiras que
conduzem a docencia. Procurou situa-los quanto a suas escolhas,
idade sexo, situacao economica, bagagem cultural, dominio de lingua
estrangeira, consumo cultural e tambem usos do computador. Vou me
reportar apenas a este ultimo item por ser o que se correlaciona mais
diretamente ao objetivo deste texto.
As respostas dos estudantes universitarios pesquisados
informam que apenas 5% dos alunos nao utilizam computador e
63,7% o utilizam com muita frequencia; 81,3% tem acesso a internet
e 87.6% consideram que tem bom dominio de informatica. (GATTI
e BARRETO, 2009). No entanto, os estudantes indicam que nas
instituicoes nas quais realizam suas graduacoes ha limitacoes para
os usos do computador-internet. Apenas 28,5% afirmam ter pleno
acesso a estas tecnologias enquanto 52% as utilizam com limitacoes.
Segundo as autoras os demais não utilizam computadores em suas
faculdades por sua inexistencia ou por nao estarem disponiveis ou
ainda porque consideram que o curso nao necessita desses tipos de
recursos.
359
Estas constatações são preocupantes e assinalam a distância
entre o letramento digital dos alunos e o que lhes e oferecido, sobre
este aspecto, em seu processo de formacao em suas instituicoes.
Isso fica mais evidente quando estes dados sao cruzados com
as estrategias de ensino presentes nos cursos analisados. O que
aparece e a predominancia absoluta de aulas expositivas sendo
também observados trabalhos de grupo em alguns poucos cursos. As
autoras chamam a atencao para o extremo desequilibrio encontrado
nos curso de formacao docente entre as abundantes aulas expositivas
e a absoluta escassez de aulas praticas em todos os cursos. Assim, se
exprimem autoras em sua analise:
[....] um curso feito a base de apostilas e resumos e
copias de trechos ou capitulos de livros, e basicamente
o que forma a maioria dos estudantes para o magisterio,
quer nos cursos de Pedagogia, quer nos das demais
licenciaturas! Esse o tipo de material mais usado
pelos alunos, segundo 67% das respostas. (GATTI e
BARRETO, 2009, p.175).
Com essa formação como atender às demandas da nova
sociedade da informacao? Como preparar professores para
enfrentarem o letramento digital de seus futuros alunos? Como
formar professores para um ensino efetivo se o conhecimento é
trabalhado nessas instituições à margem das novas possibilidades
que computador-internet trazem para seus usuarios? Sao reflexoes
que se impoe diante do quadro apresentado.
AS CONVERGÊNCIAS DA EAD COM O ENSINO PRESENCIAL: O
CASO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFJF
O que apontei nos itens anteriores e bastante eloquente no
sentido de apresentar a situação atual da formação de professores
em relação às tecnologias digitais. Agora pretendo situar como essa
360
situacao se concretiza na Faculdade de Educacao da UFJF, analisando
como o movimento em direção a EAD foi alterando o encontrado.
De 2003 ate o inicio de 2010, como foi dito anteriormente,
as pesquisas do Grupo de pesquisa LIC, ja citadas, incidiram de um
modo especial sobre a formação inicial de professores e suas relações
com a utilizacao do computador e internet na pratica pedagogica. A
partir delas, foram desvelados, os diferentes momentos da insercao
do computador e internet nos cursos de formacao de professores, em
especial no Curso de Pedagogia desenvolvido pela FACED/UFJF em
sua modalidade presencial.
Em nossa quinta pesquisa Letramento Digital e Aprendizagem
na era da Internet: um desafio para a formacao de professores (2003-
2006), foi possivel compreender que em relacao a formacao inicial
[7], de fato, professores e alunos do Curso de Pedagogia da UFJF
apesar de fazerem um certo uso pessoal do computador e acessarem
a internet para comunicacoes por e-mail e navegacao pela web,
nao vinculavam essas atividades a sua pratica pedagogica. Em seu
curriculo nao havia disciplinas especificas que possibilitassem um
uso crítico e criterioso do computador habilitando o futuro professor
para sua inclusao no trabalho pedagogico. No proprio espaco da
Faculdade de Educacao, no qual este curso se insere, nao havia um
local especifico, um laboratorio de informatica para acesso de alunos
e professores ao computador e internet. Estes existiam nos gabinetes
dos professores e nas salas de grupos de pesquisas, nao acessiveis
a todos os alunos. Assim, o processo de insercao do computador e
internet na formacao inicial de professores, na realidade investigada,
ainda estava em processo inicial. Concordando com Salvat (2000) que
as tecnologias da informacao e da comunicacao, na medida em que
intervem nos modos de aprendizagem, no acesso a informacao, na
aquisicao de conhecimentos e na formas de comunicacao, introduzem
elementos novos na formacao e na educacao das pessoas e que a
escola, como uma instituicao formativa nao pode ficar alheia a essas
mudancas, o Grupo LIC continuou seus esforcos investigativos em uma
sexta pesquisa: Computador/internet como instrumentos culturais de
361
aprendizagem na formacao de professores em diferentes contextos
educacionais de uma universidade federal (2007-2010) Nesta sexta
pesquisa foram focalizados dois espacos da Universidade Federal de
Juiz de Fora: os cursos de Pedagogia e Licenciaturas e o Colegio de
Aplicacao Joao XXIII. Ao privilegiar estes dois espacos, a pesquisa
orientava-se para o ensino superior mas sem perder de vista a escola
de ensino fundamental e médio com seus alunos e professores
diante das questoes postas pela integracao do computador e internet
na pratica pedagogica. Tivemos como objetivo
compreender como em diferentes contextos
educacionais de uma universidade federal, a UFJF, em
cursos de formação inicial de professores (Pedagogia e
Licenciaturas) e no processo de formacao continuada de
professores do ensino fundamental e medio do Colegio
de Aplicacao dessa instituicao, se da a incorporacao
do computador/internet como instrumentos culturais de
aprendizagem na pratica pedagogica. (FREITAS, 2007)
Nesse texto, devido ao recorte em relacao ao tema que me
propus abordar, vou me referir aos achados desta pesquisa, apenas
no que diz respeito a Faculdade de Educacao. Ao final da pesquisa
anterior, entre 2006 e 2007, ja se desenhava na UFJF um novo contexto
institucional, com algumas novidades que se relacionavam a questao
da inserção do computador e da internet em seu interior. A realidade
encontrada, portanto, no inicio da sexta pesquisa em 2007, indicava a
instalacao na UFJF de 13 infocentros somando-se um total aproximado
de 250 computadores, todos com acesso a internet, para atenderem os
alunos dos cursos universitários e dos cursos de ensino fundamental e
médio do seu Colégio de Aplicação e do Colégio Técnico Universitário.
Os infocentros são salas com 10 ou mais computadores distribuídas
em varias unidades da UFJF. O infocentro que atende a Faculdade
de Educacao esta instalado nas dependencias da mesma, em uma
área de circulação comum também às Faculdades de Comunicação e
362
Economia/Administracao que se localizam bem proximas e que sao
por ele atendidas. Por esse motivo, esse infocentro foi equipado com
30 computadores.
Alguns aspectos no tocante ao quadro de docentes e na propria
estrutura organizacional e acadêmica da FACED/UFJF estavam
em curso. Passaram a integrar o corpo docente da FACED novos
professores concursados com formação no tema das tecnologias da
informação e da comunicação e nelas interessados. Uma comissão de
professores da FACED/UFJF trabalhava ativamente em uma proposta
de reformulação do Curso de Pedagogia visando sua implantação a
partir de 2008. Outra comissão estava empenhada na proposta de
uma reformulacao administrativa que proprocionasse a FACED uma
nova dinamica de trabalho visando melhoria da qualidade do processo
de formacao de professores. A partir desse quadro, omdagava-se: O
que este novo quadro institucional pode contribuir para a reversao
dos entraves e dificuldades apontados pela pesquisa anterior? Como a
implantacao dos infocentros se reflete no uso do computador-internet
por alunos e professores da FACED ? Que sentidos professores e
alunos deste contexto constroem em relacao aos usos destas
tecnologias como instrumentos culturais de aprendizagem?
Apresento de forma sintetica, o que foi possivel encontrar como
respostas a essas questoes. Osub-projeto I [8], concluido em fevereiro
de 2008, analisou desde o seu inicio a implantacao do Infocentro
que atende a Faculdade de Educacao. Foi importante acompanhar
esse processo de implantacao atraves de um Projeto Piloto. Neste
foram realizadas observacoes do Infocentro que envolviam um
dialogo constante com os alunos ali presentes; entrevistas individuais
com seus gestores e entrevista coletiva com os bolsistas que nele
atuavam e analises dos documentos (PROJETO ORGANIZACIONAL
E PEDAGOGICO, 2005 e PROJETO CONCEITUAL, 2004) refletindo
sobre esses discursos oficiais, confrontando-os com a realidade
observada.
Terminado o Projeto Piloto foram realizados com dois grupos
de alunos do Curso de Pedagogia, Grupos Focais reflexivos para
363
compreender os sentidos construídos por estes alunos em relação
ao processo de implantacao, objetivos e utilizacao do Infocentro na
Faculdade de Educacao. Ao concluir este sub-projeto Perotta ( 2008),
indicou que ate aquele momento, nem todos os objetivos propostos
no Projeto organizacional e pedagogico do Infocentro (2005) haviam
sido atingidos no que se refere ao Infocentro que atende a FACED.
As transformações trazidas com sua implantação ainda eram ainda
pouco visíveis. A utilização do computador e internet no interior do
curso de Pedagogia nao havia se tornado maior apos a criacao do
Infocentro. Houve problemas no seu processo de implantação ligados
a sua pouca divulgacao, dificuldades tecnicas de manutencao dos
aparelhos e ao uso do software LINUX ainda nao habitual entre os seus
usuarios. Contudo, para aqueles alunos que nao tinham contato com
computador e internet, o Infocentro possibilitou o inicio de uma inclusao
digital. No entanto, essa inclusao nao pode se resumir ao mero acesso
às tecnologias digitais. Em uma Faculdade de Educação este acesso
precisa ser complementado por uma compreensão do computador e
da internet como instrumentos culturais de aprendizagem. Ao final de
dois anos de implantacao, conclui-se que apenas uma aproximacao
dos alunos com estas tecnologias digitais aconteceu. A frequencia ao
Infocentro ainda nao se mostrava significativa devido aos horarios de
funcionamento não compatíveis com as possibilidades dos alunos. Este
espaco mantinha-se fechado em momentos de maior acessibilidade
para os alunos como intervalos de almoco e no final da tarde antes do
comeco das aulas noturnas. Outro fator que contribuia para nao-uso
do Infocentro pelos alunos estava ligado ao fato dos professores não
proporem em suas aulas atividades que tornassem necessaria essa
utilizacao. Diante dessa situacao, concordamos com Arruda (2004) ao
dizer que para que uma inovacao se efetive em uma instituicao de
ensino nao e suficiente inserir maquinas, instalar internet e comprar
softwares. Precisa existir uma inovacao pedagogica proveniente da
utilizacao das tecnologias; precisa gerar uma re-significacao dos
processos de ensino aprendizagem; precisa trazer uma transformacao
do sentido social dos instrumentos tecnologicos; precisa provocar um
364
novo olhar sobre o ensino presencial.
Ao final deste sub-projeto foi possivel compreender que nao se
tinha ainda conseguido uma real integração dessas tecnologias digitais
no processo de formação inicial de professores. Uma preocupação
continuava a existir como uma pergunta incomoda. Se estes alunos,
futuros professores não estão sendo formados com e para o uso das
tecnologias digitais, como poderao integra-las em seu futuro fazer
pedagogico? A pergunta persistia, mas algumas acoes ja estavam
iniciadas e as reflexoes sobre este tema implantadas no interior da
instituicao. Durante a pesquisa, conseguiu-se atingir o grupo de alunos
investigados e divulgar o resultado deste trabalho em eventos internos
da FACED, em que professores e alunos puderam ser confrontados
com a situacao existente.
Ate aqui foi mostrada a experiencia do Grupo de pesquisa
LIC, que desenvolvia na FACED, desde 1999, pesquisas em torno
das questoes ligadas ao computador e internet em suas relacoes com
a educacao, com a formacao de professores.
Com os achados e comentarios, trazidos neste texto, fica
evidente como o tema das tecnologias digitais em sua relação com
a educação ainda não se constituía como um interesse ou uma
preocupação por parte dos docentes da FACED. Ações docentes para
a insercao do computador e da internet em sua pratica pedagogica
tambem nao se faziam conhecidas. As pequenas incursoes em
trabalhos pedagogicos utilizando computador e internet, fora das
atividades do Grupo de Pesquisa LIC, comecaram a surgir com
a chegada de algumas experiencias de EAD na FACED/UFJF. A
primeira delas foi o Projeto Veredas de formacao de professores
ligado a Secretaria de Estado de Educacao de Minas Gerais (2002-
2005). Este curso nao usava especificamente como meios os recursos
online sendo desenvolvido atraves de modulos impressos. Alem das
atividades a distancia orientadas por professores e tutores, havia
ainda encontros presenciais para os cursistas. Uma das inovações
desenvolvida neste curso pelo Polo da UFJF foi a criacao de um
Forum Virtual de Discussoes, sua unica atividade online, envolvendo
365
professores, tutores e cursistas. Os cursistas nao puderam participar
em sua totalidade por dificuldades de acesso a internet em seus locais
de origem naquele momento.
Uma pesquisadora do LIC, (RAMOS, 2004), acompanhou
toda a implantacao e o desenvolvimento deste Forum Virtual de
Discussoes buscando compreender, atraves das praticas discursivas
nele presentes como o uso da internet poderia possibilitar uma efetiva
interação entre os atores envolvidos no processo educacional de um
curso desenvolvido na modalidade a distancia e em que medida ele se
caracterizava como um instrumento mediador de sua aprendizagem.
Este Forum Virtual de discussoes do Projeto Veredas, como
parte de um curso a distancia, mostrou-se como uma interessante
alternativa para a interacao entre seus usuarios, constituindo-se como
uma mediação para sua aprendizagem. Ele se apresentou como
um recurso positivo por trazer funcionalidade e dinamica ao Projeto,
facilitando contatos e contribuindo para a aprendizagem coletiva.
As interações discursivas desenvolvidas entre os participantes
propiciaram a constituicao de um grupo cooperativo/colaborativo que
interagia e discutia tematicas de interesses comuns, acompanhando as
discussoes abertas, complementando-as ou refutando-as, e propondo
novos temas para debate. Dessa forma, percebeu-se uma utilizacao
especifica do computador e da internet nesse processo de formacao
inicial como parte da propria dinamica desse tipo de curso que, por
ser a distancia, pode utilizar de uma forma mais natural os recursos
do digital, trazendo ganhos para seus usuarios, embora ainda de uma
forma limitada, devido a fase de implantacao, na qual o processo de
acesso disponibilizado aos cursistas ainda não conseguia atingir a
todos como era desejavel. (RAMOS, 2004)
Uma segunda experiencia em Educacao a Distancia constituiuse
no Programa de Capacitacao a Distancia para Gestores Escolares
realizado pela Faculdade de Educacao da UFJF em 2006, em convenio
com a Secretaria de Educacao do Estado do Rio de Janeiro, em
moldes bem semelhantes aos do Projeto Veredas, que tambem incluiu
entre suas atividades a utilizacao de um Forum Virtual de Discussoes.
366
Neste Forum Virtual foi menor o problema do acesso por se tratar
de um trabalho envolvendo gestores de escolas do Estado do Rio de
janeiro, ja em um outro momento, em que se tornava menos dificil o
uso da computador internet, pelo menos nos setores administrativos
das escolas. Os cursistas discutiam com os tutores e entre si sobre as
unidades estudadas e também sobre o processo de construção de
seus memoriais que acompanhava todo o desenvolvimento do curso.
Vejo que os professores da FACED/UFJF, envolvidos nestas
duas primeiras experiencias de Educacao a Distancia, ainda nao
especificamente online, comecaram a se interessar de alguma forma
pelo uso do online em uma atividade pedagogica. Foi o comeco de um
processo que teve um maior desenvolvimento com a criacao na UFJF,
em 2005, do Nucleo de Educacao a Distancia (NEAD) implantando de
fato aEADonline.ONEADfoi criado naquele momento para dar suporte
aos cursos ja existentes na UFJF e implantar novos. Iniciaram-se em
2005 os primeiros cursos de Pedagogia na modalidade a distancia na
UFJF. Varios professores da FACED/UFJF aceitaram esse desafio:
alguns assumindo atividades de coordenação do curso ou dos tutores
e de construção do conteúdo didático. Um passo importante foi dado
naquele momento, quando estes professores envolvidos comecaram
a vivenciar todo um processo de formação de professores online. O
segundo passo aconteceu com a criacao da UAB - Universidade aberta
do Brasil. O NEAD/UFJF assumiu vários cursos e foi muito maior o
número de professores da FACED/UFJF envolvidos com os cursos
de formacao de professores criados em diversos polos coordenados
pela FACED a partir de setembro de 2007. No final de 2009, o NEAD
ja estava presente em 25 municipios mineiros por meio dos Polos de
Apoio Presencial da UAB, triplicando o volume existente no momento
de sua criacao e atendendo a quase 5.000 alunos na totalidade dos
diversos cursos oferecidos.
O Curso de Pedagogia a distancia (UAB) atende a dez polos,
distribuidos pelo estado de Minas Gerais. Possui, atualmente, 12
professores, 103 tutores a distancia e 30 tutores presenciais e 680
alunos. Os alunos sao, em sua maioria, do sexo feminino, tiveram
367
entre 11 a 12 anos de estudos na Educacao Basica em escola publica,
e tem, em media, uma renda mensal de ate tres salarios minimos.
O projeto pedagogico do curso foi construido a partir da
reformulação curricular desenvolvida para o Curso de Pedagogia
(presencial) da UFJF, o que veio ao encontro do objetivo da FACED
de nao dividir em dois os cursos de Pedagogia: um a distancia e um
presencial, mas de buscar a mesma qualidade nos dois formatos.
O trabalho e desenvolvido por equipes colegiadas e os professores
e equipe de coordenacao sao docentes e pesquisadores da UFJF
(ativos ou aposentados). Os tutores (professor tutor) a distancia
sao mediadores pedagogicos nas disciplinas especificas, devem
ter aderencia a area de conhecimento em que irao atuar, dominio
tecnologico dos recursos disponiveis, especialmente a Plataforma
Moodle. Os materiais didáticos são selecionados e produzidos pela
equipe tecnico-pedagogica, composta por todos os profissionais que
atuam no curso. A opcao foi pela hipermodalidade e nao pela fixacao
em materiais impressos. A formação continuada de professores e de
tutores e marca do Projeto Pedagogico e por isso reunioes semanais
/ quinzenais / mensais ocorrem ao longo dos semestres (BRUNO e
FREITAS, 2009).

A utilização de uma série de recursos online para o processo
de aprendizagem, nesses cursos de formacao de professores online,
aproximaram seus docentes de varios AVA ( ambientes virtuais de
aprendizagem) como o Moodle e também de outros recursos digitais
que passaram por eles a serem usados na dinamica dessa nova
experiencia pedagogica. Todo esse trabalho trouxe uma formacao em
servico para os professores que comecaram a aprender como utilizar
os recursos online para organizacao de aulas, atividades didaticas e
de avaliacao de aprendizagem. As experiencias bem sucedidas nesse
sentido possibilitaram aos professores participantes a compreensão de
comoseria possívelessa utilizaçãoonlinetambémnoensino presencial.
Ainda nao se tem dados de pesquisa suficientes para determinar essa
relacao. No entanto, posso dizer que no desenvolvimento do ultimo
sub-projeto da pesquisa do Grupo LIC, em sua fase final, trabalhando
368
com um grupo de professores da FACED, em tres encontros de grupos
focais reflexivos, foi possivel colher varios depoimentos mostrando
como estes chegaram ao uso de atividades online em suas aulas
nos cursos presenciais de Pedagogia e Licenciaturas a partir das
experiencias vividas com a EAD.
Estas acoes desenvolvidas na FACED, foco de pesquisas
e intervencoes nas praticas pedagogicas, estao representando
mudancas na cultura e pratica docentes, abarcando tanto a modalidade
presencial quanto a distancia. E notoria a influencia que as experiencias
e referencias do presencial exercem nas praticas a distancia. Porem,
evidencia-se, claramente, mudancas relevantes nas praticas docentes
desenvolvidas no presencial, fruto das vivencias dos professores com
os ambientes online (BRUNO e FREITAS, 2009).
Alem disso, fica perceptivel como o envolvimento dos
professores da FACED com a EAD esta se refletindo no novo quadro
institucional desse espaço de formação de professores. O ano
de 2008 começou marcando importantes mudanças na FACED.
Alem da expansao do trabalho docente no sentido da Educacao a
Distancia, pode-se assinalar uma nova organizacao administrativa, e
implementação de uma reforma curricular.
O quadro docente da FACED estava se ampliando com a
contração de novos professores a partir da abertura de concursos
para professores adjuntos. Alguns professores contratados ja traziam
uma experiencia no trabalho com as tecnologias digitais relacionadas
a Educacao. Em 2009 foram abertos 03 novos concursos para
professores tendo como pre-requisito experiencia em EAD, cujo
contrato ja foi efetuado.
A reestruturação administrativa da FACED/UFJF consistiu na
fusao de seus quatro departamentos em apenas um Departamento
de Educacao, composto por cinco coordenacoes, dentre elas a
Coordenação de Educação em Redes Digitais. Isso foi uma grande
novidade que acontecia a partir das novas experiencias dos professores
que atuavam com a EAD-UAB. A criacao desta Coordenacao reflete
o inicio de um repensar sobre as TIC no ensino presencial, buscando
369
uma maior articulação entre as diversas áreas e uma incorporação
maior do computador e da internet nas praticas pedagogicas dos
professores do curso de Pedagogia e Licenciaturas da UFJF. Essa
reforma administrativa busca um trabalho mais coeso e coletivo,
substituindo as fragmentações e distanciamentos presentes na antiga
estrutura.
A reforma curricular implantada desenha um outro currículo
e pretende a formação de um professor atento às necessidades e
demandas da sociedade contemporânea. Foram criadas duas novas
disciplinas no Curso de Pedagogia: Educacao on-line: reflexoes
e praticas e As Tecnologias de Informacao e da Comunicacao
em Educacao. A primeira pretende discutir tempo e o espaco em
novas vivencias educacionais; processos de educacao a distancia
e sua relacao com os principios da educacao presencial; interacao,
interatividade e a construcao do conhecimento no ambiente digital.
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, 2008). A disciplina
Tecnologias de Informacao e da Comunicacao em Educacao tem
como objetivo discutir as novas tecnologias e a reconfiguracao do
ambiente educacional; teorias da comunicacao e tecnologias; teorias
pedagogicas e tecnologias; Politicas publicas em Tecnologias e
Educacao. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, 2008).
Tambem foram criadas disciplinas autonomas semi-presenciais
utilizando recursos online. Com a criação destas disciplinas o
curso estara proporcionando, de certa maneira, reflexoes acerca
do uso do computador e da internet como instrumentos culturais
de aprendizagem. No entanto, a discussao das tecnologias digitais
na formação inicial de professores não se esgota com a criação de
disciplinas temáticas. Essa iniciativa precisa ser complementada com
a criacao de estrategias de utilizacao nas mais diversas disciplinas,
discutindo e aprofundando em todas elas, maneiras de compreender
computador e internet como instrumentos culturais de aprendizagem.
Um outro dado interessante foi a tomada de posição da direção
da FACED quanto ao funcionamento do seu Infocentro. No final de
junho de 2009 foi feita uma consulta por e-mail a todos professores
370
sobre o melhor horário de funcionamento do Infocentro. Com os
resultados obtidos por essa enquete, determinou o funcionamento
do mesmo das 8 hs da manha as 20hs, sem interrupcoes. Definido
esse horário foi aberta a possibilidade de uso desse espaço pelos
professores em atividades didáticas com seus alunos em horários
previamente agendados em planilha especifica na secretaria da
FACED. Essa decisão amplia as possibilidades de trabalho no
Infocentro aproximando-o mais das atividades de sala de aula.
Concluindo essa apresentacao, acredito, que o caso
da FACED/UFJF trazido neste texto, pode concretizar a ideia que me
propus defender de mostrar possíveis convergências na formação de
professores entre os processos da EAD e do ensino presencial.

NOTAS

1. Pesquisa intitulada Cultura, Modernidade e Linguagem: leitura e escrita de professores
em suas historias de vida e formacao (1995 -1997) financiada pelo CNPq e FAPEMIG. O
conhecimento produzido nesta pesquisa foi publicado em dois livros: FREITAS, M.T. A (org.)
Narrativas de professoras- pesquisando leitura e escrita numa perspectiva socio-historica.
Rio de Janeiro: Ravil, 1998. FREITAS, M. T. A. (org.). Memórias de professoras: História e
histórias. S. Paulo/Juiz de Fora: MUSA/EDUFJF, 2001. Alem destes livros a pesquisa gerou
alguns capitulos de livros, artigos em periodicos e trabalhos publicados em anais de eventos.
2. Pesquisa: Práticas sócio-culturais de leitura e escrita de crianças e adolescentes (1997-
1999) CNPq- FAPEMIG. Para conhecer mais sobre esta pesquisa ver FREITAS. M. T. A &
COSTA, S. R. (orgs.). Leitura e escrita na formação de professores. S. Paulo/Juiz de Fora:
MUSA/EDUFJF/COMPED, 2002.
3. Pesquisa: A construção/produção da escrita na internet e na escola: uma abordagem
socio-historico-cultural (1999-2001) CNPq-FAPEMIG. Sobre os achados dessa pesquisa ver o
livro : FREITAS,M. T.A. e COSTA, S. R. (orgs.). Leitura e escrita de adolescentes na internet
e na escola. Belo-Horizonte: Autentica Editora, 2005. Varios textos tambem foram publicados
em anais de eventos e/ou periodicos discutindo sobre o tema pesquisado.
4. Pesquisa: A construção-produção da leitura-escrita na internet e na escola: uma
abordagem socio-cultural (continuidade e desdobramentos) (2001-2003) CNPq- FAPEMIG.
Para conhecer um pouco mais sobre os achados desta pesquisa ver FREITAS, M. T. A. Sites
construidos por adolescentes: novos espacos de leitura-escrita e subjetivacao. Cadernos
CEDES (UNICAMP). v.1 p.87-101, 2005.
5. Pesquisa Letramento Digital e Aprendizagem na era da Internet: um desafio para a
formação de professores (2003-2006) CNPq-FAPEMIG. Para mais detalhes sobre este
trabalho ver: FREITAS, M. T. A. Letramento Digital e a Formacao de Professores. In: Caxambu.
28ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação /
40 anos da Pos-Graduacao em Educacao no Brasil: CD-ROM. 2005. Caxambu.
6. FREITAS, M. T. A. Formacao de professores e o uso do Computador e da internet na escola.
Educação em Foco. Juiz de Fora: FEME, v.12, n.12, p.251-270, dez. 2007/fev. 2008.
7. Pesquisa: Computador/internet como instrumentos culturais de aprendizagem na
formação de professores em diferentes contextos educacionais de uma universidade
federal (2007-2010) CNPq-FAPEMIG.
8. Para mais informacoes ver FERNANDES, O. P., FREITAS, M. T. A. A Presenca ausente do
371
computador/Internet na Formação do Pedagogo. Educação em Foco. Juiz de Fora: FEME, v.10,
n.1 e n.2 p.195 - 218, mar/ago2005, set/fev2005/2006.
9. Este sub-projeto constituiu-se na dissertacao de mestrado, sob minha orientacao, O
Infocentro da UFJF e o Curso de Pedagogia: construindo novos sentidos para a formação
inicial de professores - defendida por Mirella do Vale Perotta em fevereiro de 2008.
REFERÊNCIAS
ARRUDA, E. P. Ciberprofessor: novas tecnologias, ensino e trabalho
docente. Belo Horizonte: Autentica/FCH-FUME, 2004.
BRUNO, A. R. e FREITAS, M. T. A. As tecnologias e a influencia da
EAD na prática do Ensino Superior. Revista Galáxia, 2009.
FERNANDES, O. P., FREITAS, M. T. A. A Presenca ausente do
computador/Internet na Formação do Pedagogo. Educação em Foco.
Juiz de Fora: FEME, v.10, n.1 e n.2 p.195 - 218, mar/ago2005,set/
fev2005/2006.
FREITAS, M. T. A (org.) Narrativas de professoras- pesquisando
leitura e escrita numa perspectiva socio-historica. Rio de Janeiro:
Ravil , 1998.
_____. Memórias de professoras: Historia e historias. S. Paulo/Juiz
de Fora: MUSA/EDUFJF, 2001.
_____. Letramento Digital e a Formacao de Professores In: Caxambu.
28ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e
Pesquisa em Educação / 40 anos da Pos-Graduacao em Educacao
no Brasil : CD-ROM. 2005a.Caxambu.
_____. Sites construidos por adolescentes: novos espacos de leituraescrita
e subjetivacao. Cadernos CEDES ( UNICAMP)v.1 p.87-
101,2005b.
_____. Computador/internet como instrumentos culturais de
aprendizagem na formacao de professores em diferentes contextos
372
educacionais de uma universidade federal (2007-2010) Projeto de
pesquisa aprovado pelo CNPq e FAPEMIG. 2006.
_____. Formação de professores e o uso do Computador e da internet
na escola. Educação em Foco. Juiz de Fora: FEME,v.12, n.12,p.251-
270,dez.2007/fev.2008.
FREITAS. M. T.A& COSTA, S.R. (orgs.) Leitura e escrita na formação
de professores. S. Paulo/Juiz de Fora: MUSA/EDUFJF/COMPED,
2002.
_____. Leitura e escrita de adolescentes na internet e na escola. Belo-
Horizonte: Autentica Editora, 2005.
GATTI, B. A.; BARRETO. E. S. S (orgs.). Professores do Brasil:
impasses e desafios. Brasilia: UNESCO,2009.
PEROTTA, M. V. O Infocentro na UFJF e o Curso de Pedagogia:
construindo novos sentidos para a formacao inicial de professores?
Dissertacao (Mestrado em Educacao) Universidade Federal de Juiz
de Fora, Juiz de Fora, 2008
PROJETO ORGANIZACIONAL E PEDAGOGICO. Infocentros:
Centros de Inclusão Digital e Capacitação Organizacional. Juiz de
Fora, 2005. Projeto. Mimeografado
PROJETO CONCEITUAL. Infocentros: Centros de Inclusão Digital.
Juiz de Fora, 2004. Projeto. Mimeografado
RAMOS, B. S. Práticas discursivas no Fórum Virtual de discussões
do Projeto Veredas: uma alternativa de aprendizagem. Dissertação
(Mestrado em Educacao) Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz
de Fora, 2004.
SALVAT, B. G. El ordenador invisible: hacia La apropiacion del
ordenador em la ensenanza. Barcelona: Gedisa, 2000..

Nenhum comentário:

Postar um comentário