quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O PROFESSOR E OS SABERES DOCENTES: ALGUMAS POSSIBILIDADES DE ANÁLISE

POSTADO PELA ALUNA: MAGALI APARECIDA MENDES DE QUEIROZ

O PROFESSOR E OS SABERES DOCENTES:
ALGUMAS POSSIBILIDADES DE ANÁLISE
DAS PESQUISAS
Célia Maria Fernandes Nunes
Universidade Federal de Ouro Preto
INTRODUÇÃO
As pesquisas sobre os saberes docentes têm se direcionado Objetivo
Para o resgate da importância do professor face à complexidade da
prática pedagógica enfocando assim aspectos pertinentes a serem
considerados na formação e profissão docente. Não nos arriscaríamos
a dizer que o estudo desta temática é muito recente, já que, de certa
forma, desde os anos oitenta, vinham sendo objeto de investigação
dos pesquisadores, temas relacionados à prática docente, ao processo
ensino-aprendizagem, à relação teoria-prática no cotidiano escolar,
crenças, concepções, competências, pensamento do professor etc.,
em que pese não haver uma referência explicita à expressão “saber
docente”.
A partir da análise de trabalhos brasileiros Justificativasobre a temática dos
saberes docentes é possível localizar uma diferença daquele momento
para os dias atuais que está no fato de se passar a reconhecer o
professor como profissional que adquire e constrói saberes baseandose
na prática e no confronto com as condições da profissão, imaginário
esse muito presente na literatura internacional (a partir de autores
como Tardif, Gauthier, Shulman, etc..) que nos chegou na década de
noventa. No contexto nacional esta temática vem no bojo da discussão
da identidade e do papel da educação, da universidade, da escola e
do professor.
Aprodução acadêmica baseando-se em diferentes concepções
e orientações, apresenta um grande número de pesquisas
desenvolvidas sobre o ensino, sobre os docentes e seus saberes
em diversos lugares do mundo. Estas pesquisas apresentam uma
diversidade conceitual e metodológica e têm contribuído para um
acúmulo teórico de conhecimentos em dois sentidos: um primeiro na
produção de sínteses que apresentam as diferentes metodologias
de pesquisas e um segundo referente à elaboração de critérios,
agrupamentos, classificações e tipologias. Segundo Borges (2001,
p.60) essas diferentes tipologias e classificações
dão uma idéia da diversidade de enfoques e do ecletismo
presentes em algumas pesquisas. A diversidade e o
ecletismo nada mais são que o reflexo da expansão do
campo, no qual os pesquisadores buscam lançar luzes
sobre as diferentes facetas, aspectos, características,
dimensões, etc. que envolvem o ensino e os saberes
dos professores. As diferentes tipologias engrendradas
por alguns pesquisadores, além de contribuírem
para organizar o campo, corroboram para identificar
sua complexidade, e também, as lacunas ainda não
exploradas nos diferentes estudos.
Referência importante entre nós é o artigo de autoria de Tardif
(2002, p.36) que mostra que “a relação dos docentes com os saberes
não se reduz a uma função de transmissão dos conhecimentos já
constituídos. Sua prática integra diferentes saberes, com os quais
o corpo docente mantém diferentes relações”. Na análise realizada,
o autor procura apresentar um esboço da problemática do saber
docente e suas implicações para a prática pedagógica, apontando as
características dos diferentes tipos de saberes; a relação do professor
com os saberes e a valorização dos saberes da experiência nos
fundamentosdapráticaedacompetência profissional.Destacatambém
a pluralidade do saber docente que é “formado pelo amálgama, mais
ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional e
de saberes disciplinares, curriculares e experienciais” (TARDIF, 2002,
p.36).
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Para Tardif (2002) os saberes da formação profissional
são aqueles relacionados às Ciências da Educação e à ideologia
pedagógica transmitida pelas instituições de formação de professores.
Articulados às Ciências da Educação, os saberes pedagógicos são
incorporados à formação profissional apresentando-se tanto como
um arcabouço ideológico à profissão como as formas e técnicas de
saber-fazer. Já os saberes das disciplinas surgem da tradição cultural
e dos grupos sociais produtores de saber dos diversos campos do
conhecimento e estão dispostos na sociedade de forma sistematizada
nas universidades. A seleção e organização dos saberes disciplinares
que os professores apresentam ao longo de suas carreiras são definidos
como curriculares. Estes saberes curriculares são organizados na
forma de programas escolares e que serão aprendidos e aplicados
pelos professores. Por fim os saberes da experiência são aqueles Justificativa
que se constituem no exercício da prática cotidiana do professor.
São saberes “que brotam da experiência e são por ela validados.
Incorporam-se à vivência individual e coletiva sob a forma de habitus
e de habilidades, de saber fazer e de saber-ser” (TARDIF, 2002,p.39).
Esse mesmo autor afirma ainda que o saber docente é
estratégico e desvalorizado, em decorrência da relação que os
professores possuem com seus saberes. Essa desvalorização
vai ocorrer na medida em que o professor é visto como agente de
transmissão de conhecimentos, sendo incapaz de produzir saberes.
No caso da temática sobre os saberes docentes este ocupa
o menor percentual 7% em relação aos demais.
Já a análise histórica realizada por Brzezinski (2009), em
torno das pesquisas sobre formação de profissionais da educação
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apresentadas no GTFormação de professores daAssociação Nacional
de Pesquisas e Pós Graduação em Educação (ANPED), mostrou que
a maioria das investigações giram em torno da
importância da pesquisa na formação do professor e
da formação inicial e continuada fortemente qualificada
para atuação em todos os níveis de ensino do Sistema
Nacional de Ensino; que o referencial teórico de boa parte
dos trabalhos está centrado na reflexão sobre a prática,
na produção de conhecimento acerca da docência e
da profissionalização do professor e nos saberes do
professor (Brzezinski, 2009, p.93).
Procurando contribuir com este campo, este trabalho tem como Objetivo
objetivo apresentar algumas possibilidades de análise de pesquisas
sobre os saberes docentes procurando evidenciar as aproximações,
distanciamentos e contribuições apresentadas por tais estudos.
A quase totalidade dos trabalhos recorrem à contribuição dos
autores estrangeiros tais como: Tardif e Gauthier. Outros autores
recorrentemente mencionados nas pesquisas sobre os saberes
docentes são Schon, Schulman, Nóvoa, etc.. O que mostra uma
influencia maior de autores norte- americanos e europeus e uma
tímida contribuição de autores latino americanos inclusive brasileiros.
Na análise dos trabalhos apresentados nas reuniões daANPED
no GT Formação de Professores durante o período estudado (2000-
2009), foi possível identificar que estes em sua maioria recorrem à
abordagem qualitativa no que se refere a metodologia da pesquisa
utilizando entrevistas, observação, grupo focal, narrativas, etc. como
instrumento de coleta de dados. Embora reconhecendo o potencial
que cada um destes recursos podem oferecer para o desenvolvimento
de pesquisas sobre esta temática, podemos inferir que um caminho
promissor para a investigação de algum dos saberes docentes, como o
caso dos experienciais, tais estudos poderiam recorrer as contribuições
de metodologias que se utilizem das narrativas tais como as histórias
de vida, biografias, memórias etc.
As análises aqui esboçadas, a partir das pesquisas sobre
os saberes docentes que constituíram o universo deste trabalho e
considerando as condições singulares de desenvolvimento de cada
uma, nos permite perceber que tais estudos sobre a temática devem
continuar indo além do que está claro e posto. Devem investigar aquilo
que está implícito, ou seja analisando a produção destes saberes que
são construídos partir de ações individuais e/ou coletiva, que trazem a
“voz” dos professores .
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Neste artigo em que procuramos identificar possibilidades de
análise das pesquisas sobre os saberes docente foi possível perceber
uma ampliação da temática, permitindo trazer luzes para se pensar a
formação e a profissão docente.
Dentre a produção analisada merece ressaltar a incipiência de
pesquisas sobre os saberes docentes que enfocam o professor de
outros níveis e oumodalidades de ensino, como por exemplo do ensino
superior. Os professores que atuam neste nível de ensino geralmente
não recebem uma formação específica para esta função profissional,
ou seja, se faz necessário o desenvolvimento de pesquisas que
enfoquem os saberes pedagógicos importantes para a atuação
do professor universitário, saberes esses fundantes da atividade
docente. O mesmo poderíamos registrar sobre a necessidade de
desenvolvimento de pesquisas, nesta temática dos saberes docentes,
considerando as outras especificidades de atuação como o professor
da Educação no campo, da Educação de jovens e adultos, Educação
indígena etc. .
Acreditamos que uma possibilidade para o desenvolvimento
de pesquisas futuras, que contribuiriam para o aprofundamento do
tema sobre os saberes docentes, pode estar na análise a ser feita
pelo próprio professor sobre a sua atuação pedagógica, recorrendose
à sua história de vida, as narrativas e aos seus diários de aula.
Isto possibilitaria o mapeamento de suas crenças, valores, práticas e
aprendizagens, dimensões também constituidoras desse saber.
Não temos mais como negar que, mesmo que a produção
acadêmica em torno dos saberes docentes seja uma constante, nos
últimos anos há uma carência de novas referencias que possam de
fato contribuir na discussão política e no discurso e na prática da
formação de professores. Ou seja buscar a resposta para a seguinte
questão: Que tipo de contribuições nossas pesquisas tem fornecido
aos programas de formação de professores e ao campo científico
sobre a formação e profissão docente?
Por fim este artigo procurou trazer elementos para analisar as
possibilidades e limites que tem se apresentado nas pesquisas sobres
os saberes docentes numa tentativa de contribuir para o repensar o
papel do professor no que se refere a sua formação, a sua prática
educativa e a sua profissão. Acredita-se assim que identificando Resultado
quando, onde e como são produzidos os saberes dos professores é
possível levantar aspectos teóricos-metodológicos para subsidiar as
pesquisas sobre o professor e assim construir novas concepções e
práticas para este campo de estudo.
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