quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A MEDIAÇÃO DIDÁTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EAD – A OFERTA MINEIRA

Postado por Djalma Gonçalves Pereira


A MEDIAÇÃO DIDÁTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EAD – A OFERTA MINEIRA
O desenvolvimento tecnológico e a evolução da Internet a partir da segunda metade do século XX fez surgir as Comunidades Virtuais de Aprendizagem, o que levou aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), cujos usos e recursos necessitam ser estudados e pesquisados a fim de que possamos averiguar como o aluno aprende nesse novo ambiente.
A didática na formação do professor é fator prioritário para que se construa um profissional capaz de atuar em todos os níveis de ensino e em todos os segmentos da educação.
A mediação didática no Ensino a Distância é papel do professor que tem sempre que realizar a transposição didática do conteúdo, independente do material utilizado. Ele deve  priorizar a compreensão do aluno, fazendo com que assimile a teoria, tendo como fim a prática, tornando a experiência de aprender uma ação de estímulos e apropriação do saber.
Este projeto de pesquisa tem como objeto a mediação didática no processo ensino-aprendizagem nos cursos de Licenciatura em Matemática modalidade EaD. Visa identificar quais são as ferramentas, ocasiões e atores envolvidos e as interrelações que se estabelecem na criação de um ambiente propício para a formação do professor de matemática da escola básica.
Selecionamos a Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos polos de Araguari, Lagamar e Patos de Minas, além da Universidade de Uberaba (UNIUBE), nos polos de Barbacena, Belo Horizonte, Governador Valadares, Guanhães, Janaúba, Timóteo, Montes Claros, Ponte Nova e Uberaba. Estes foram escolhidos pela facilidade de acesso e necessidade de delimitação de amostra, considerando que esta nos permite alcançar o objetivo e trabalhar com elementos que tem características similares às nacionais, dada a diversidade cultural, social e geográfica apresentada nas regiões mineiras.
Essas instituições públicas e privadas ofertam o curso de matemática sustentando métodos, materiais, estruturas e ambientes distintos. Essa diversidade permitirá averiguar onde e quando a mediação didática se dá, levando-nos a compreender como ocorre o processo ensino-aprendizagem da matemática na formação do professor da educação básica.
A realização desse estudo justifica-se pela possibilidade de compreender melhor esses processos de formação fundamentando discussões e propostas.

Um comentário:

  1. Oi, Djalma!
    É certo que a mediação didática é sempre importante, mas penso que em EaD ela é decisiva.
    Abraço.
    Carla Alessandra

    ResponderExcluir