segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil , na útima década

Análise das Políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década.

Bernardete A. Gatti
Fundação Carlos Chagas.
Este artigo discute a forma como processos de educação continuada, presenciais ou a distância, têm sido implementados no contexto das políticas educacionais da União, de estados e municípios, na última década. Mostra a multiplicidade de iniciativas desenvolvidas em diferentes modalidades metodológicas visando variados tipos de formação , com foco em professores de diversos níveis de ensino e suas especialidades.
Coloca a questão no contexto internacional pela exposição de vários documentos de organismos internacionais.Discute o papel da legislação brasileira, o impulso que propiciou às iniciativas de educação continuada no Brasil, os problemas que emergiram e as novas legislações emergentes.

Bem sabemos que grande parte dos professores enfrentam uma sobrecarga de trabalho, dobra de turnos, devido aos baixos salários,turmas com mais de 30 alunos , são dificultadores que interferm na formação de
professores.Professores reflexivos?
Vicentina Oliveira santos Lima
aluna especial  mestrado em educação-Uniube.

Um comentário:

  1. Oi, Vicentina!
    Uma dica para você: Para atender à solicitação das professoras Vânia e Marilene você deve postar aqui o artigo completo e apontar ou destacar os principais elementos do trabalho: como Objeto, problemática, objetivos, justificativa, metodologia, resultados e outros.

    Um abraço.
    Carla Alessandra

    ResponderExcluir